quarta-feira, 27 de abril de 2011

Passeio do Parque Ecológico do tietê 14-04-11

    Hoje dia 14/04 nós do Projeto Aprendendo a Perceber fomos á um passeio ao parque Ecologico Do Tietê (Núcleo engenheiro goularte)Rua Guira Alcantara 70, Penha ,São Paulo , SP : Acesso pela Rodovia Airton Senna , Saida 17 , Quando chegamos lá fomos recebidos pelas monitoras ambientais Thais, que está cursando o Ensino Médio (Jovem Cidadã), Thamara que está cursando Pedagogia e a , Juliana que está cursando Gestão Ambiental . Nós entramos no casarão (Como é chamado o lugar que nós esperamos para começar a trilha ) . Assim que começamos á andar , bem na entrada encontramos uma arvore que dá um fruto Chamado URUCUM (muito usada pra fazer colorifico , pílulas bronzeadoras e também era muito usada para os Indios se pintar ) .Andamos mais um pouco e vimos uma ave muito parecida com uma galinha Chamada JACÚ Mais conhecida como (Galinha D´agua) ou (galo de campina) . Vimos também o Lagarto TÉIU . como hoje estava um dia muito quente ele resolveu aparecer ,Passamos também pelo CRAS – centro de recuperação de animais silvestres , andamos mais um pouco e vimos um viveiro de JABUTIS , vimos também um gavião muito lindo o GAVIÃO CARCARÁ ,Oque na mais vimos foram os MACACOS PREGOS que ficaram fazendo poses para as nossas câmeras ,Passamos também por uma árvore EUCALIPTO , que é usada para fazer papel ,que é trasnportada da Austrália (terra dos Cangurus e dos Coalas), Andamos mais um pouco e vimos a árvore que deu o nome para o nosso pais (Árvore Pau Brasil)Nela tinha Liquens , Combinação de algas e fungos (isso quer dizer que o ar está limpo), mais se você tiver uma árvore e ela tiver não pense que o ar está poluído .



Passamos pelo viveiro 1 e tinha plantas com nomes estranhos como : PAU JACARÉ , CORAÇÃO DE BOI , QUINA DE SÃO PAULO ,ARAÇA VERMELHO , E AMOR PERFEITO ; A trilha que passamos era a trilha das águas e que estávamos era a trilha do viveiro de plantas , No caminho vimos uma flor que parecia um buquê chamada HORTÊNCIA , quando passeamos no viveiro 2 , Também vimos plantas com nomes estranhos como : CEDRELA FISSILIS (Cedro),REPANLA UMBELATA. MANDIUVA ou PAU PÓLVORA , PAINEIRA E FRANBOIAN . Passamos por uma antiga Olaria ( era uma Fabrica de tijolos ) , Ao lado tinha um laguinho com 2 JACARÉS DE PAPO AMARELO , e algumas tartarugas TIGRE D´AGUA , na frente da Olaria tem uma placa de Energia Solar . um Cata vento e um Bio Digestor , tinha bastantes flores Chamadas malva Visco (Mais conhecida como Melzinho), vimos uns QUATIS e uma Porco do mato ( CATETO ) Parece um JAVALI , é muito Perigoso ,Vimos um Pé de limão ( Que é impróprio para o consumo , porque o parque antigamente era um Lixão e o solo está comprometido) , Passamos por outra Olaria (Casa de Ferramentas) Lá tinha vários lagos Artificiais ,As pessoa que trabalhavam na Olaria pegavam areia de lá e formavam – se vários buracos que viraram lagos (ALVERCA) , Na hora que voltamos passamos na casa do unco morador que tem no Parque , Na casa dele tem 15 Cachorros que protegem a casa e ele dos animais Silvestres .



                                                                
                                                         Besouros



Voltamos para o CASARÃO e a monitora Juliana  nós mostrou alguns : CASCOS DE JABUTI , LAGARTO TEIÚ EMPALHADO , COBRAS (FALSAS CORAIS),CRÂNIO DE UMA CAPIVARA , DE UM CATETO E DE UM QUATI , e também nos mostrou tijolos que eram fabricados lá (Tinham um simbolo J.K que significava JOÃO KUN), também uma cobra empalhada (não especificada) . No mesmo lugar que vimos essas espécies , vimos um vídeo sobre o parque ( Para a conservação da várzea  do rio tietê ) , O vídeo fala sobre o Centro De Recuperaçao Orlando Vilas Boas , e Que lá no viveiro existem plantas que são trazidas da Amazônia , são em media 75 mil mudas trazidas por ano  , e também tem ervas medicinais, O parque equivale a 2.000 Campos de futebol . E também tem Museu , Biblioteca , e varias oficinas, e que temos que preservar o RIO TIETÊ que nasce na serra do mar em Salesópoles . Fomos lanchar e nos despedimos de Todos.

Juliana , Monitora , Está cursando Gestão ambiental.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Alguns Alunos Caricatos!!!

Veja o exercício do antes e depois que os nossos alunos do Núcleo Gráfico e Jornalístico aprontaram´.
O método foi o de escolher a própria foto e a de dois outros alunos para "brincarem" com essa ferramenta do Photoshop que tanto fascina pela ousadia do surreal!!!!


Curtam essas Caricaturas, e durante as aulas vamos colocar de todos os alunos, professores, coordenadora, presidente do Instituto e de todos aqueles que são participantes do nosso Núcleo

Té mais,

Turma de Web!!!

ANTES                                                                         DEPOIS

 
                                                             

      

terça-feira, 19 de abril de 2011

Alguns exemplos de CARICATURAS :

Postado por : Bárbara & Jaqueline .
CARICATURA DE BARACK OBAMA:



CARICATURA DE JUSTIN BIEBER :



e logo menos , teremos as caricaturas do pessoal no núcleo .






 

O que é uma CARICATURA ?


Postado por: Bárbara & Jaqueline .


Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo.

CARICATURA NO PHOTOSHOP :
- Abra seu PhotoShop . Em seguida sua imagem .
- Vá em Filter , como mostra a foto a seguir:


Você verá no lado direito algumas opções. Não precisam ser iguais, mas deixe mais ou menos como na imagem abaixo:

Agora você começará a "deformação". Pense que, ao fazer uma caricatura, você deve pegar as características físicas principais da pessoa e realçá-las (sejam boas ou ruins). Por exemplo, esse homem tem um grande queixo, boca e nariz. Suas orelhas são mais abertas também.

Por isso, com a ferramenta que está preenchida com a cor vermelha (a de aumentar), vamos aplicar nas regiões circuladas abaixo. Vamos "engordar" a imagem de fora para dentro na parte de cima da cabeça, para deixar a testa reta, e abaixo da orelha, para encolher as bochechas.

Nas orelhas e no queixo, vamos usar a ferramenta de "mover" para puxar um pouco o queixo para baixo e as pontas das orelhas para cima.

Você deve obter mais ou menos o que fizemos:



Volte para a imagem original, que você não modificou nada (a grande) e, com o laço, circule em volta da boca. Depois, copie essa seleção (Ctrl + C).


 

Volte para a imagem modificada da caricatura (a menor) e pressione Ctrl + V para colar. Mova a boca um pouco para baixo da original (como abaixo).


 

 
Vá no menu Edit > Transform > Warp.
 
 
Quando a grade aparecer em cima da boca, deixe-a como abaixo, para que ela fique arredondada.

 
 
Depois, com a borracha selecionada, deixe a opacidade em 85% e o Flow em 15%. "Limpe" em volta da nova boca para tirar as rebarbas.





Primeiramente, volte para a camada principal. Com a Clone Tool selecionada, segure Alt e clique em um lugar para capturar, e depois comece a pintar em cima da antiga boca, como logo abaixo:


Volte para a imagem original grande, e faça com o nariz a mesma coisa que fez com a boca (selecione o nariz com o laço e copie usando Ctrl + C).



Volte e cole na imagem menor, da caricatura


 
 
Utilizando a borracha, tire os "restinhos" em volta do novo nariz.



Volte a ir em Filter > Liquify


Usando a ferramenta de encolher, vamos afinar o nariz:


 



Você deve obter o seguinte:


 
Também deixamos o olho mais colorido, seguindo um tutorial para mudar a cor do olho. Veja o resultado final da caricatura:


 
OBS:

É claro que você pode achar "artificial" ou algo assim. Mas, lembre-se de que a intenção de uma caricatura não é ser real, e sim justamente dar um ar caricato, engraçado. Além disso, como dito anteriormente, cada pessoa tem as suas características. Cabe a você percebê-las para fazer a caricatura. Divirta-se, e até logo ...


 




 

 



 


 


 


Aprendendo a postar no blog!!!!!

No final da aula sobre caricatura, revisamos como se posta no nosso blog, e por falar em caricatura, as nossas amigas Bárbara e Jaqueline logo em breve nos trará uma boa matéria sobre o que é caricatura...
Aguardem, porque também colocaremos as caricaturas que fizemos de nós mesmos!!!! Tudo graças ao Photoshop!!!

Aguardem e verão!!!!

;)

Passeio no Parque Ecológico do tietê

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aula de Web Design *.*

O web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da web.
O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, usabilidade, acessibilidade entre outros.
A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.


Postado Por : Ana Carolina

terça-feira, 12 de abril de 2011

Aulas de hardware 12 de Abril de 2011

Na aula de hoje falamos sobre now break, filtro de linha, estabilizadores e sua funcionalidade e também de disco rígido (HD) e suas funcionalidades.
Perguntas e mais perguntas foram abordadas pelos alunos que se divertiram na aula prática de funcionalidade de sistema operacional
Começamos a falar também sobre gerenciador de dispositivos
Contamos com a presença de 22 alunos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

             Aprendemos Na aula do dia 05/04 o que são pixels


participaram da postagem:Henrique e Bárbara
(web designer)


palavra pixel é oriunda da junção dos termos picture e element, formando, ao pé da letra, a expressão elemento de imagem. Ao visualizarmos uma imagem com alto índice de aproximação ,é possível identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desenho completo.
Esses pontos, que são a menor parte de uma imagem, levam o nome de pixels. A partir da noção do pixel como uma medida da qualidade das imagens, foi propagado o termo “resolução” para atribuir quantos pixels em altura e largura uma foto tem.
Câmeras
Nas câmeras digitais, por exemplo, é comum vermos a concorrência gerada pelo fabricante que desenvolve, com um bom preço, a câmera com a maior taxa de Megapixels entre a concorrência. Um dispositivo com 1 Megapixel de resolução é capaz de ampliar imagens com cerca de um milhão de pixels em tamanho.
Uma câmera de 1,3 Megapixels, por exemplo, é capaz de gerar 1.300.000 pixels dentro de uma única imagem, o que, em termos de resolução, equivale à uma foto com 1280 pixels de largura por 1024 de altura, somando um total de 1.310.720 pontos.
Monitores
O grande desafio dos fabricantes de monitores atuais é permitir ao usuário aumentar a resolução dos aparelhos, o que, na prática, é permitir a inserção de mais pixels na tela, aumentando , desta forma, a qualidade das imagens.
Em termos práticos, é perceptível identificar a mudança na qualidade das texturas ao modificarmos a resolução do nosso monitor, em especial no que se refere a jogos. Quanto maior a deixamos, mais bem delineadas as imagens e elementos do Windows se tornam.

Ficheiro:ReconstructionsFromPixels.png


 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aprendemos o início do Photoshop

Muito bom, na aula de web design vimos essa história:

História
O software Photoshop foi concebido em 1987, por Thomas Knoll, na Califórnia, Estados Unidos. Knoll estava em casa trabalhando em sua tese de doutorado, quando criou um código em seu computador que exibia imagens em tons de cinza em um monitor de bitmap preto e branco. Como o código não estava diretamente relacionado à sua tese de doutorado, Knoll subestimou o seu valor. Mal sabia ele que esse era o primeiro esboço do fenômeno Photoshop.

Só mais tarde, quando seu irmão John Knoll se encantou pelo programa, ele percebeu seu potencial. Ambos trabalharam juntos para desenvolvê-lo e em 1990 o viram lançado pela Adobe, que havia comprado o programa.

Desenvolvimento
Os irmãos Thomas Knoll e John Knoll iniciaram o desenvolvimento do Photoshop em 1987 e a versão 1.0 foi lançada pela Adobe em 1990. O programa era destinado desde o início como ferramenta de manipulação de imagens provenientes de digitalizadores, que eram raros e dispendiosos naquela época.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Primeira aula do núcleo aprendendo a perceber na net

Roteiro de Conhecimento Das Aulas aplicadas pelo projeto APRENDENDO A PERCEBER ..

Participaram desta postagem : Mariana , Silas , Jefferson , e Carolina .

( Aula de Fotografia )